Você já se encontrou em uma situação em que algo foi dito e você imediatamente reagiu de maneira negativa? É natural que reações assim aconteçam, mas para os líderes, aprender a transformar essas reações em respostas é fundamental. A chave para essa transformação está na prática da Comunicação Não Violenta (CNV).
Marshall B. Rosenberg, autor do livro "Comunicação Não Violenta", traz uma importante reflexão: "O primeiro passo para a plena expressão da raiva é perceber que o que as outras pessoas fazem nunca é a causa de como nos sentimos". Isso nos leva a compreender que as nossas emoções e reações têm suas raízes em nossos próprios pensamentos e necessidades; mesmo que inicialmente não tenhamos essa consciência, a origem da raiva, portanto, está em nossos pensamentos.
Então, como podemos transformar essas reações em respostas construtivas? Rosenberg nos oferece um caminho claro através dos quatro passos para expressar a raiva:
1) parar e respirar,
2) identificar nossos pensamentos que indicam julgamentos,
3) atentar para nossas necessidades e
4) expressar nossos sentimentos e necessidades não satisfeitas.
Esses passos nos ajudam a entrar em contato com nossas emoções de uma maneira mais consciente e a expressá-las de forma construtiva.
Ainda utilizando as palavras de Rosenberg, “quando não conseguimos expressar diretamente nossas necessidades e só conseguimos fazer análises que soam para os outros como críticas, as guerras nunca estão distantes, sejam verbais, psicológicas ou físicas". Portanto, aprender a comunicar nossas necessidades de forma clara e não violenta é essencial para promover a compreensão mútua e a resolução pacífica de conflitos.
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